frialpnovafriburgo

Nova Friburgo, na região serrana do RJ, é a Suíça Brasileira!

Agora é oficial. Nova Friburgo é finalmente reconhecida como a Suíça Brasileira. O título, concedido pelo Governo do Estado, faz, enfim, jus ao município. Afinal, foi a primeira cidade a ser colonizada por famílias suíças no total, 261 delas desembarcaram, em 1818, a partir de autorização dada pelo rei Dom João VI. O nome é uma homenagem à cidade de Fribourg, local de onde veio a maioria dos colonizadores.

Distante cerca de 131 quilômetros da capital do Estado do Rio, Nova Friburgo possui, é claro, vários elementos que remetem à colonização suíça no município. Entre eles, a arquitetura em estilo alpino, típica daquele país europeu, e também na culinária. Há ainda a Casa da Suíça, onde funciona uma queijaria escola, um memorial da colonização e um centro cultural.

De acordo com secretário de Turismo Wilton Neves, o título é um reconhecimento de uma característica histórica da cidade. “O mais importante dessa iniciativa para o turismo de Nova Friburgo é o que acontece em todos os destinos turísticos de sucesso no mundo inteiro. Quando a cidade é boa para seu cidadão, ela é boa para o turista, fica famosa por isso e consolida-se como é devido”, avalia Neves.

Além de ser reconhecida como a Suíça Brasileira, Nova Friburgo também se destaca por outras características. A cidade é a maior produtora de truta do Estado do Rio, chegando a quase três toneladas/mês. O município ainda é conhecido como importante polo de moda íntima, com mais de 1,3 mil confecções e cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos aliás, é a Capital da Moda Íntima.

Uma cidade de todos os povos e culturas

Nova Friburgo originalmente era habitada pelos índios das tribos Puri, Puri-Coroado e Guayacaz, além de portugueses, que, juntamente com os escravos, cultivavam café na região. Em 1818, no entanto, o rei Dom João VI dá início ao processo de colonização do interior brasileiro e, enfim, permite o desembarque dos primeiros colonos suíços na cidade. Originários de Fribourg, o município da Região Serrana logo é batizado de Nova Friburgo.

Com a Independência do Brasil, a cidade passa a receber nova leva de colonos. É quando chegam alemães, italianos e sírios. Nos anos seguintes é a vez de japoneses, espanhóis e libaneses, entre outros, desembarcarem no município. Não à toa, Nova Friburgo é conhecida também como a cidade de todos os povos.

Fonte: site do Jornal O Dia
em 14.set.17 às 11h51.