Jornais do Centro Oeste divulgaram na última quarta-feira (2), a descoberta de um sítio arqueológico datado em 3.500 anos, no município de Montes Claros, na região Oeste de Goiás. O local recebeu o nome de “Toca da Anta”, e já foi cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para garantir sua integridade.
Os pesquisadores arqueólogos já identificaram 3.229 objetos de pedra e cerâmica e ferramentas de corte, que estavam espalhados por uma área de 7.640 metros quadrados, o que caracteriza vestígio da presença humana. As peças foram encaminhadas para a reserva técnica do Museu Histórico de Jataí (GO). As paredes das rochas apresentam pinturas rupestres, e foram achados ainda restos ósseos e porções de carvão.
Os objetos evidenciaram dois momentos ocupacionais na Toca da Anta. Em um primeiro momento, acredita-se que a região foi habitada por povos horticultores-ceramistas. O segundo grupo de moradores teria sido de caçadores-coletores.
Além da Toca da Anta, outros 19 sítios arqueológicos já foram encontrados no município de Montes Claro e cadastrados pelo Iphan.
fonte: Diário do Turismo c/ adaptações.
em 07.fev.2021 às 14h30
photo: Ascom
1 Comentário Deixe um Comentário