dohaq

Catar tira exigência de visto de 80 países; Brasil na lista.

O governo do Catar confirmou hoje (10.ago.2017) que vai isentar de vistos previamente emitidos os cidadãos de 80 países que visitarem suas terras. Dependendo da nacionalidade, o visitante terá direito a um visto de múltipla entrada válido por 180 dias, garantindo 90 dias de estada no país, ou um visto de 30 dias com a chance de estender por mais 30 – os brasileiros se encontram na segunda lista.

A lista inclui países de todas as regiões do mundo, e dispensa o turista de qualquer pagamento ou procedimento prévio pelo visto. O documento será emitido gratuitamente na chegada ao país, sendo necessário apenas apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada, além de uma confirmação da data de saída do Catar.

Com efeito imediato, a medida serve tanto a uma tradição recente do Catar de abrir suas portas a cidadãos do mundo todo, quanto como uma resposta ao bloqueio recente imposto por vizinhos como Egito, Emirados Árabes e Arábia Saudita, que acusam o país de abrigar terroristas.

“O anúncio de hoje coloca o Catar como o país mais aberto na região [do Golfo Pérsico]. É uma ocasião marcante para o Catar, fazendo com que o número de naçoes elegíveis para entrar em nosso país sem visto seja o maior de toda a região, algo que nos deixa muito orgulhosos”, comemorou o CEO da Qatar Airways, transportadora nacional do Catar, Akbar Al Baker.

A liberação dos vistos se soma a outras medidas recentes do governo local para facilitar a entrada de estrangeiros. No mês passado, foi lançado um serviço eletrônico para emissão de vistos, que continua sendo válida para os países que não estiverem na lista divulgada hoje. No ano passado, o lançamento dos novos vistos de múltipla entrada já visavam esse objetivo.

Fonte: Panrotas
em 10.ago.2017 às 17h30