Turismo Religioso

Dentre as mais variadas segmentações turísticas, o Turismo Religioso é a segmentação turística que apresenta um dos maiores índices de crescimento no mercado turístico mundial, contribuindo assim, para o desenvolvimento das  regiões  turísticas receptivas.  Estando  presente  em  praticamente   todas  as  religiões, já  que   sua  principal   motivação  é  a fé e o  espaço  sagrado, contempla igrejas, santuários, templos, museus de arte sacra, festas, roteiros e eventos religiosos em todo o mundo.

Esta atividade vem a contribuir  decisivamente  para  o  desenvolvimento  sustentável  e também  para  a   inclusão  social  porque   agrega  um  conjunto  de   dimensões   favoráveis  à  solidariedade  e  à   integração  social.  Por   sua    própria  natureza,   o  turismo   trabalha   pela   ruptura  do  isolamento,  provocando o  contato  entre  diferentes  culturas e  ocasionando   interações de  múltiplos e  variados   atores.  Com  isso,  propicia  o  conhecimento e  a  valorização  de  determinados  ambientes e  comunidades, estimulando  o respeito e o interesse pela sua preservação. O turismo religioso é a atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Diferente de todos os outros segmentos, tem como motivação fundamental a fé, estando ligado profundamente ao calendário religioso ou a um atrativo da localidade receptora.

Os lugares sagrados são os mais variados possíveis, desde a festa do padroeiro até as peregrinações aos grandes santuários internacionais. Importante destacar que o peregrinar motivado pela fé está presente em todas as manifestações religiosas. As celebrações em homenagem a Iemanjá, as concentrações evangélicas, as peregrinações à Meca e aos lugares sagrados do Islã e das religiões orientais são atrativos que mobilizam milhões de pessoas.

É importante observar que essa classificação não envolve apenas o sentido religioso e espiritual do viajante, mas também o conhecimento histórico, o cultural, o patrimonial, o artístico e o natural, reafirmando o caráter multifuncional do turismo religioso. Quando falamos em Turismo Religioso encontramos dois tipos de visitantes: o peregrino, cuja motivação é de natureza unicamente religiosa e sua jornada uni funcional;  e o outro tipo de visitante, que ao ampliar o leque de motivação, caracteriza a mesma como multifuncional.

Para trabalharmos o segmento do turismo religioso devemos levar em conta os seguintes aspectos: o respeito à intenção da pessoa; o respeito ao local visitado – ele é um espaço sagrado, portanto é um espaço de fé e é, também um espaço cultural; o respeito à diversidade cultural sustentável e oferecer oportunidades de lazer, acomodação, alimentação e demais atrativos.

O turismo religioso depende, em muito da ação e apoio das Igrejas e das denominações religiosas. Faz-se necessário compreender a importância do turismo religioso, isso requer uma mudança cultural; adaptar-se às novas exigências e necessidades do peregrino, turista; oferecer a infraestrutura adequada, pois o peregrino/turista precisa ter suas necessidades atendidas; criar um marketing especial e fidelizar o peregrino/turista com variadas opções.

Deixe uma resposta





Instagram
×

WhatsApp Rafaturis 

× Olá! Como posso te ajudar?