Dentre as mais variadas segmentações turísticas, o Turismo Religioso é a segmentação turística que apresenta um dos maiores índices de crescimento no mercado turístico mundial, contribuindo assim, para o desenvolvimento das regiões turísticas receptivas. Estando presente em praticamente todas as religiões, já que sua principal motivação é a fé e o espaço sagrado, contempla igrejas, santuários, templos, museus de arte sacra, festas, roteiros e eventos religiosos em todo o mundo.
Esta atividade vem a contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e também para a inclusão social porque agrega um conjunto de dimensões favoráveis à solidariedade e à integração social. Por sua própria natureza, o turismo trabalha pela ruptura do isolamento, provocando o contato entre diferentes culturas e ocasionando interações de múltiplos e variados atores. Com isso, propicia o conhecimento e a valorização de determinados ambientes e comunidades, estimulando o respeito e o interesse pela sua preservação. O turismo religioso é a atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Diferente de todos os outros segmentos, tem como motivação fundamental a fé, estando ligado profundamente ao calendário religioso ou a um atrativo da localidade receptora.
Os lugares sagrados são os mais variados possíveis, desde a festa do padroeiro até as peregrinações aos grandes santuários internacionais. Importante destacar que o peregrinar motivado pela fé está presente em todas as manifestações religiosas. As celebrações em homenagem a Iemanjá, as concentrações evangélicas, as peregrinações à Meca e aos lugares sagrados do Islã e das religiões orientais são atrativos que mobilizam milhões de pessoas.
É importante observar que essa classificação não envolve apenas o sentido religioso e espiritual do viajante, mas também o conhecimento histórico, o cultural, o patrimonial, o artístico e o natural, reafirmando o caráter multifuncional do turismo religioso. Quando falamos em Turismo Religioso encontramos dois tipos de visitantes: o peregrino, cuja motivação é de natureza unicamente religiosa e sua jornada uni funcional; e o outro tipo de visitante, que ao ampliar o leque de motivação, caracteriza a mesma como multifuncional.
Para trabalharmos o segmento do turismo religioso devemos levar em conta os seguintes aspectos: o respeito à intenção da pessoa; o respeito ao local visitado – ele é um espaço sagrado, portanto é um espaço de fé e é, também um espaço cultural; o respeito à diversidade cultural sustentável e oferecer oportunidades de lazer, acomodação, alimentação e demais atrativos.
O turismo religioso depende, em muito da ação e apoio das Igrejas e das denominações religiosas. Faz-se necessário compreender a importância do turismo religioso, isso requer uma mudança cultural; adaptar-se às novas exigências e necessidades do peregrino, turista; oferecer a infraestrutura adequada, pois o peregrino/turista precisa ter suas necessidades atendidas; criar um marketing especial e fidelizar o peregrino/turista com variadas opções.
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